top of page

Quando treinar novamente? Considere a amplitude articular

  • Foto do escritor: Blog Prof. Wellington Lunz
    Blog Prof. Wellington Lunz
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura
Quando treinar novamente - Considere a amplitude articular

Prof. Dr. Wellington Lunz

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

No post Aprenda a identificar o momento de treinar novamente eu introduzi a importância de se compreender o momento certo de treinar novamente.

Eu concluí o post dizendo que existem pelo menos 5 marcadores para essa tomada de decisão, mas uso apenas 4 deles.

Já escrevi sobre dois deles (aqui e aqui), e hoje falarei rapidamente do terceiro marcador. Trata-se da ‘amplitude articular restabelecida'.

Após uma sessão de treino é comum ocorrer diminuição da amplitude articular. E o comportamento curso-temporal da recuperação pós-perda da amplitude articular é muito similar ao que ocorre com a força muscular (Peake et al., 2017).

É exatamente por esse comportamento similar que se infere que o comportamento da amplitude articular possa ser usado para inferir a condição do músculo treinar novamente.

Por exemplo, se uma pessoa treinou supino, o qual envolve dinamicamente as articulações do ombro, cotovelo e cintura escapular, deve-se voltar a treinar apenas quando a flexibilidade dessas articulações estiver restabelecida.

Como carecemos de evidência direta disso, penso que a sondagem direta da força muscular, como descrevi em um post anterior (aqui), seja, por ora, um marcador mais valioso.

melhor curso hipertrofia muscular massa muscular instituto afficere

De qualquer modo, testar a amplitude articular é interessante, porque, se houver danos teciduais ainda não recuperados, certamente esse alongamento muscular provocará dor ou desconforto, a qual, como dito no post anterior (aqui), deve-se respeitar.

Aliás, aproveito para reforçar que esses marcadores que estou citando não precisam ser usados de forma isolada. Pode-se (e provavelmente seja mais confiável) usar mais de um para tomar decisão.

Por exemplo, pode-se primeiro verificar se a pessoa está com dor espontânea. Caso não, pode-se fazer alongamento muscular para identificar se a pessoa sente dor antes de alcançar sua amplitude articular normal.

Às vezes, a pessoa não sente nem dor espontânea e nem estimulada, o que poderia ser sugestivo de recuperação. Entretanto, se ela não conseguir produzir a mesma força nos exercícios de sondagem (falei sobre nesse post aqui), sugere que a recuperação ainda não foi plena.

Minha sugestão é que você avalie esses marcadores do mais simples para o mais trabalhoso. E outro marcador simples é o que explicarei no próximo post, o qual podemos chamar de 'recuperação percebida'.

 nutricionistas com experiência em diferentes especialidades
O Prof Wellington Lunz recomenda o Instituto Afficerre de Nutrição. Agende sua consulta, mentoria ou consultoria.

Então é isso, amiga e amigo... Obrigado por ler até aqui. E quem quiser receber as novas postagens deste Blog, basta clicar aqui para se inscrever na Newsletter.

Lunz, W. Quando treinar novamente? Considere a amplitude articular. Ano: 2025. Link: https://www.wellingtonlunz.com.br/post/quando-treinar-o-musculo-novamente [Acessado em __.__.____].

Clique aqui e acesse videoaulas no 'Canal Prof. Wellington Lunz'.




professor wellington lunz

Autor: Wellington Lunz é o proprietário desse Blog e do site www.wellingtonlunz.com.br. Tem se dedicado em transmitir conhecimentos baseados em evidências em diferentes áreas do conhecimento (ex: hipertrofia muscular, treinamento de força, musculação, fisiologia do exercício, flexibilidade). É bacharel e licenciado em Educação Física, Mestre em Ciência da Nutrição e Doutor em Ciências Fisiológicas. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Contato pelo site ou e-mail: welunz@gmail.com.br  





Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page