Teste Funcional Para Idosos: Conheça o Timed Up and Go
- Blog Prof. Wellington Lunz

- 27 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de out.
Prof. Dr. Wellington Lunz - Universidade Federal do Espírito Santo
O teste Timed Up and Go (Tarefa Cronometrada) é um dos testes mais usados para avaliar a funcionalidade física de idosos. Simples, fácil e validado. Veja como executar:
A partir da posição sentada em uma cadeira, dê um comando para a pessoa que está sendo avaliada levantar e caminhar um trajeto de 3 metros, virar, voltar e sentar-se novamente.
A pessoa deve realizar o teste uma vez para se familiarizar, e depois realizar mais duas tentativas.
O resultado será o tempo médio das duas últimas tentativas. Deve-se também estar atento as características cinemáticas (ex: padrão da execução) de modo que consiga avaliar a autonomia dessa tarefa.
OBS: A pessoa não pode correr, e quanto menor for o tempo, melhor!
É interessante destacar que resultados piores nesse teste associam-se com maior risco de queda. Em um estudo realizado por Alexandre et al (2012) com pessoas acima de 60 anos, o melhor ponto de corte para prever quedas foi no tempo de 12.47 segundos (sensibilidade = 74% e especificidade = 66%).
Há outras indicações de ponto de corte para idosos acima de 65 anos, como: <20 segundos = pequeno risco de quedas; 20-30 segundos = risco moderado de quedas; ≥ 30 segundos = alto risco de queda (veja em Costa et al., 2011).
Como quedas são muito debilitantes e com forte associação com mortalidade nos 5 anos seguintes a queda, enquanto intervenções preventivas são relativamente simples, me parece mais sensato usar o ponto de corte menor (ex: 12.47 s; proposto por Alexandre e Cols).
Assim, já se inicia intervenções (ex: treinamento físico, reestruturação do espaço doméstico) que possam diminuir a chance de quedas.
Importante: não adianta usar testes sem saber a qualidade dos trabalhos científicos que os sustentam. Por isso o/a convido a conhecer meu livro Tomada de Decisão Baseada em Evidência: Como julgar o nível de confiança e o grau de recomendação de artigos científicos na área das ciências da saúde.

E há vários outros testes para se avaliar a funcionalidade de pessoas idosas. Recomendo a leitura do meu post Quais os Testes para Avaliação Funcional de Idosos? para conhecer outros.
Autor: Wellington Lunz é Doutor em Ciências Fisiológicas e Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde 2009. Contato pelo site, e-mail: welunz@gmail.com.br




Comentários